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A SINAGOGA DE BEJA

A história da comunidade judaica em Beja está ainda em grande parte por fazer. Cremos que a tarefa não será fácil, pela previsível escassez de fontes documentais. Do que se conhece sabe-se que a judiaria tinha como núcleo central a Rua da Guia, anteriormente chamada de Rua das Tripeiras. Na mesma rua, ou nas suas cercanias, se situaria a sinagoga, chamada então de asnoga, ou esnoga, asserção que ainda permanece nos dicionários mais recentes. É previsível que a sinagoga de Beja tivesse sido encerrada na sequência do édito real publicado em 1496, por D. Manuel I, pelo qual se obrigavam os judeus e muçulmanos a sair do país ou a converter-se ao cristianismo. Em carta da Câmara de Beja, datada do ano de 1637, é mencionada a sinagoga. Isto é, cerca de 140 anos após o seu provável encerramento, ainda permanecia viva a memória da existência do templo judaico. O documento em causa é uma carta de dada de uma parcela de solo público a Sezinando de Seixas Freire, para que o mure e faça

BEJA SETECENTISTA – O QUADRO HUMANO

Às terras a sul do Tejo correspondiam as grandes unidades administrativas. Segundo o Numeramento de 1527-1532 existiam a sul do Tejo 127 unidades administrativas com uma área média de 300 quilómetros quadrados, enquanto a norte se contavam 507 unidades com uma área média três vezes mais reduzida. [1] Escassamente povoadas, com baixa densidade populacional, mantinham as suas populações uma tradição urbana que remontava aos períodos romano e muçulmano, pelo que, no século XVI, das cidades ou vilas com populações de cerca de 5,000 habitantes, ou mais, à excepção de Lisboa e Porto, oito situavam-se a sul do Tejo: Évora, (11.252), Beja (4,820), Portalegre (4,896), Elvas (7,664), Setúbal (4,880), Tavira (6,268), Lagos (5,240) e Portimão (6,000). A norte do Tejo apenas Coimbra e Guimarães se lhes equiparavam em população. No século XVII, neste mesmo espaço transtagano, juntavam-se-lhes as povoações de Nisa (6,240), Estremoz (8,800), Vila Viçosa (8,000), Montemor- -o-Novo (8,000), Alvito